Os Guitar Friends

ANGELO PRIMON

Natural de Porto Alegre / RS (1968). Guitarrista, violinista, compositor, arranjador e diretor musical.

Mandala Solar Esta composição traz uma clara intenção de brincar com a duração das notas. Na introdução, há uma condução com violão de cordas de aço afinado em DADGAD. Este violâo conduz o tema inteiro e, aos poucos, são aplicados violão de cordas de náilon, para exposições melódicas, e guitarra com pads e filtros, para texturização das pontes do tema. A estrutura funciona com paralelismos de discursos musicais pequenos. dispostos em ciclos de seis e oito compassos e suas ligações. A música se desenvolve em sequências circulares nas quais, aos poucos, como em uma mandala, cada volta traz um colorido sutilmente distinto de timbres.

Como músico, há tempos venho refletindo sobre nosso papel social. Música “engajada” não precisa ser uma regra, mas enxergo como algo urgente a ação e reflexão do artista como agente social. Sinto-me honrado em participar do projeto. Assim, por meio da música, contribuímos para a mudança.


CARLOS STEIN

Natural de Porto Alegre / RS (1963). É guitarrista da banda Nenhum de Nós.

Dois Sapatos Apesar de eu ter algum material instrumental guardado, meu trabalho sempre se volta à produção de canções. Tem sido assim nesses quase 30 anos de Nenhum de Nós. Minha música na coletânea tem uma espécie de história embutida. Acabei não resistindo e inseri algumas falas no arranjo, mesmo que incompreensíveis. A voz tem um valor insubstituível

Na contramâo da maioria das iniciativas que buscam aprovar projetos para obter recursos por meio de renúncia fiscal Tonho Meira concebeu uma ideia marcada pela generosidade. O disco Guitar Friends nasceu puramente para ajudar. lniciativa rara nos dias de hoje. É uma honra estar nesse time.


DUCA LEINDECKER

Natural de Porto Alegre / RS (1970). Compositor, escritor, vocalista e guitarrista.

Árvores Compus a música exclusivamente para o projeto e coloquei muita esperança nas notas. Para enfatizar a pegada, não usei palheta. A música apresenta várias passagens livres para improviso. Gravei com uma Strato feita pelo luthier Walter, de São Gabriel (RS). Toquei a base com um violão Yamaha. O projeto é incrível pois, além de seu caráter social, tem o mérito de juntar vários guitarristas em um mesmo disco.


HERNÁN GONZÁLEZ

Natural de Buenos Aires / AR (1973). É guitarrista da banda Vera Loca.

Navidad Del 85 Quando compus essa música, eu estava obcecado por Tom Jobim e ficava estudando a maneira como ele encadeava os acordes. Esse tema surgiu desses meus estudos. São acordes descendo e subindo cromaticamente. Eles vão criando cada vez mais tensão até chegar, de forma muito natural, à tônica. Em cima disso, criei a melodia que meu instinto pedia.

Estou muito orgulhoso de participar deste projeto ao lado de grandes nomes da guitarra do Rio Grande do Sul. Nossas crianças devem ser educadas desde cedo a ouvir música de qualidade.


MARCELO CORSETTI

Natural de Santa Rosa / RS (1968). Guitarrista do grupo XQUINAS.

Em Algum Lugar Quando o Tonho me convidou para participar desse projeto, aceitei de cara. Compus e gravei a música logo no dia seguinte. Eu tinha uma ideia inicial de violão, mas logo perverti tudo. Usei uma PRS Custom 24 10Top, uma semiacústica Maya, que é cópia de Gibson ES-175, e um violão Cort de cordas de aço. Utilizei um amplíficador valvulado ERA de 32 watts ligado a uma caixa Mesa/Boogie 1x12. Gravei com EBow e quatro pedais: wah, Boss Blues Driver, Boss Giga Delay e um filtro Moogerfooger.


PAULINHO SUPEKOVIA

Natural de Porto Alegre / RS (1959). Guitarrista, violinista, baixista, compositor, arranjador e produtor musical.

Saudável Saudade Quando eu tinha seis anos de idade, meus vizinhos na Praia de Pinhal (RS) tinham um grupo de música instrumental e, um dia, se apresentaram na garagem para a criançada. Foi a primeira vez que ouvi uma guitarra ao vivo. Foi assim que o sonho começou. O estilo de Saudável Saudade é influenciado pelos grupos The Ventures, The Shadows e Os Incríveis. A música que compus para o projeto representa 'o alimentar de um sonho'. Assim como sonhei aos seis anos, espero, neste projeto, contribuir para os sonhos e necessidades de outras pessoas.


RICHARD POWELL

Natural de Porto Alegre / RS (1970). Dedica-se à música desde os 9 anos. Além de estar preparando um novo álbum, após o marcante disco  “Dom”, é responsável pela parte técnica das marcas Digitech e DOD para qual realiza Workshops e treinamentos em todos os estados do Brasil.

In Memoriam Utilizo somente violão nesta composição. A inspiração veio da vontade de homenagear meu pai, falecido pouco tempo antes do início das gravações do meu álbum Dom. O mais interessante é que nenhuma melodia estava composta até o momento em que entrei no estúdio para registrar a faixa, na qual utilizei um violão de cordas de náilon da Tagima, captado por um microfone AKG C414 XLII. O resultado final veio do clima que se criou dentro do estúdio - meus dedos estavam sendo guiados unicamente pela emoção.

Estar no álbum Guitar Friends é uma grande possibilidade de ajudar a proporcionar o estudo de música para um público carente. O combustível para a continuidade são as infinitas possibilidades em que o projeto se encaixa.”


VECO MARQUES

Natural de Santa Cruz do Sul / RS (1964). Violinista e guitarrista do Nenhum de Nós.

Natal 21 Trata-se de uma composiçâo com espírito natalino, composta em homenagem à minha filha Duda. Gravei com violão Crafter de 12 cordas, um violão Martin de seis e um Ukulele. Contei com a participação de Nico Bueno, no baixo fretless. Tenho orgulho por participar do projeto Guitar Friends, por seu objetivo de ajudar a quem deseja se iniciar na carreira de músico e não tem condições financeiras para comprar um instrumento. É também uma honra estar ao lado de grandes guitarristas, que se doaram pela mesma causa.