Observatório

Na região Sul:

Projeto “Amar” – Pelotas/RS
A Associação Amar, de Pelotas, oferece aulas de música clássica a crianças e adolescentes entre nove e 17 anos. Criado há mais de dez anos, o projeto se mantém através de doações da comunidade e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade social.
Telefone: (53) 8111-1091
E-mail: amarfamilia@gmail.com

Projeto “Vida com Arte” – São Leopoldo e Porto Alegre/RS
Atendendo cerca de 240 jovens da rede pública de ensino, o projeto proporciona aos estudantes três turnos semanais de aula de música nas cidades de São Leopoldo e Porto Alegre. As crianças e adolescentes recebem instrumentos musicais e são atendidas por professores instrumentistas, psicólogos e uma assistente social.
Telefone: (51) 3590-8228
E-mails: evandrom@unisinos.br e orquestra@unisinos.br

Projeto de Música La Salle Caxias – Caxias do Sul e outras/RS
O projeto propicia aulas gratuitas de instrumentos musicais, canto coral e orquestra a adultos e jovens a partir de 11 anos. Além de Caxias do Sul, são contemplados pelo programa outros municípios da serra gaúcha, como Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi.
E-mail: projetomlsc@gmail.com

Projeto “Tchêllistas” – Porto Alegre/RS
Iniciativa da comunidade do bairro Lomba do Pinheiro, de Porto alegre, o projeto visa a atender jovens oriundos de famílias de baixa renda. As atividades ocorrem em um espaço comunitário, onde os estudantes recebem aulas de violoncelo e teoria musical a baixo custo e participam de diversas atividades relacionadas à música. O repertório utilizado pelo grupo é voltado para composições brasileiras e latino-americanas.
E-mail: filarmonicadevioloncelos@gmail.com e martabrietzke@gmail.com

Projeto “Música na minha vida” – Augusto Pestana/RS
Com o propósito de introduzir a música na vida dos moradores de Augusto Pestana, o programa oferece aulas gratuitas de violão todas as terças e quintas-feiras a jovens e adultos interessados. As aulas incluem o aprendizado básico do instrumento e a leitura da escala musical.
Inscrições: Centro de Referência e Assistência Social
E-mail: contato@pmaugustopestana.com.br Telefone: (55) 3334-4900

Projeto “Canto e Violão” – Protásio Alves/RS
O projeto tem como objetivo propiciar aulas de canto e violão aos habitantes de Protásio Alves. Voltada preferencialmente para crianças e adolescentes, a iniciativa busca desenvolver competências e talentos, além de ampliar a participação da população em atividades artísticas e educativas.
Telefone: (54) 3276 1225
E-mail: educacao@pmprotasio.com.br

Projeto da ACADEF – Canoas/RS
Com o propósito de estimular a inclusão musical para deficientes, a associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF) oferece aulas de música a seus participantes, dispondo de uma banda, um coral e um grupo de teatro.
Telefone: (51) 3466-9723

Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/ RS
A orquestra, fundada em 2009, disponibiliza aulas de música a crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos. Com o intuito de promover talentos e gerar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, o grupo se reúne quatro vezes por semana no Pão dos Pobres, com ensaios de três horas por turno, além de aulas de ética e cidadania. Para participar da orquestra, não é necessário ter conhecimentos musicais e é preciso pertencer à família cuja renda não ultrapasse três salários mínimos.
Telefone: (51) 3433-6944
E-mail: orquestrajovemrs@gmail.com

Projeto Orquestra Villa-Lobos – Porto Alegre/RS
Promover a inclusão social de jovens da Lomba do Pinheiro por meio do acesso ao conhecimento musical é o objetivo do projeto, que busca ainda desenvolver a autoestima, a sensibilidade e a cidadania de seus estudantes. Entre as oficinas proporcionadas pelo programa, estão as de cavaquinho, piano, coral, prática de orquestra e violoncelo.
Telefones: (51) 3319 1001 – (51) 9954 8897

Projeto “Orquestra Jovem Feliz” – Passo Fundo/RS
O projeto da escola de música Fabíula Mugnol promove aulas de música gratuitas para jovens entre 10 e 14 anos que estudam na rede municipal e estadual de Passo Fundo.
Telefone: (54) 3313-1382

Projeto Orchestrarium – Santa Maria/RS
Através do projeto, estudantes da periferia de Santa Maria têm acesso à música erudita. Aulas de teoria musical e dos instrumentos que compõem uma orquestra são oferecidas quatro vezes por semana a jovens entre oito e vinte anos.
Telefone: (55) 9933-3676 e (55) 3220-9223

Projeto da Academia de Arte e Cultura – Canela/RS
Disponibiliza aulas de música, teatro, dança e acrobacias de circo a jovens entre sete e 18 anos. O projeto fornece ainda instrumentos musicais, uniformes e transporte para os estudantes. Não estar matriculado em curso particular é pré-requisito para participar do programa.
Telefone: (54) 3282-8725 e (54) 9151-4964

Projeto “Oficina de Talentos” – Panambi/RS
Em 15 anos de atividade, a Oficina já propiciou aulas de música a quase cinco mil alunos. O projeto, que hoje conta com 10 instrutores e cerca de 400 estudantes, oferece aulas gratuitas de violino, teclado, acordeom, dentre outros instrumentos.
Telefone: (54) 8419-5851

Projeto “Escola Educando com Música” – Santa Filomena – São Pedro de Alcântara/SC
Aulas de violino, violoncelo e teoria musical são proporcionadas gratuitamente a crianças e adolescentes da comunidade rural Santa Filomena. Criado em 2005, o projeto atende jovens de colégios públicos da região.  Para participar, é necessário ter entre sete e 17 anos.
Telefone: (48) 3233-2324

Projeto “Pequenos Cantores” e “Orquestra de Sopros Sabiá” – Bento Gonçalves/RS
Com o intuito de fomentar a cultura e a arte, o projeto do Instituto Tarcísio Michelon atende atualmente mais de 300 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os jovens têm acesso a aulas gratuitas de canto coral e de instrumentos de sopro.
Telefone: (54) 8403-4392

Projeto “Crescendo com a música” – Garibaldi/RS
Jovens que frequentam escolas públicas de Garibaldi podem participar do projeto, que oferece aulas gratuitas de música e dança uma vez por semana. O programa, que conta com aulas de musicalização e canto coral, hoje beneficia mais de 160 alunos.
Telefone: (54) 3462-2755
E-mail: projetos@apeme.com.br

Projeto “Rua em movimento” – Cachoeirinha/RS
Criada em 2011, a iniciativa visa a desenvolver potencialidades e a aumentar a autoestima de jovens em estado de vulnerabilidade social através do ensino da música. Hoje, o projeto atende 50 crianças e as aulas ocorrem uma vez por semana em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde.
Telefone: (51) 3041-7100

Projeto “Canta Brasil” – Canoas e Porto Alegre/RS
Há 16 anos em funcionamento, o projeto auxilia o desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes por meio de aulas de música, dança e inglês. Mais de 7.000 jovens já foram beneficiados pela iniciativa, que oportuniza novas possibilidades para estudantes da periferia do RS. Para participar, é preciso ter entre seis e 18 anos de idade.
Site: www.cantabrasileae.org.br

Projeto “Gente” – Quedas do Iguaçu/PR
A oficina de música disponibiliza aulas de violino e de canto coral para crianças e adolescentes da cidade. É necessário estar matriculado em uma escola da rede pública para participar.
Telefone: (46) 3532-3383
E-mail: progente@globo.com

Projeto “Construindo e Cantando” – Bagé/RS 
Em atividade há 16 anos, a iniciativa tem como objetivo inserir a música na vida de jovens em estado de vulnerabilidade social, além de estimular a melhora do desempenho escolar. O projeto atende hoje 16 jovens com idade entre 10 e 16 anos. Desde 1999, o grupo já produziu cinco CDs e um DVD.
Telefone: (53) 9963-6354

Projeto “Coral Estudantil de Uruguaiana (CEU)” – Uruguaiana/RS 
Desde 2001 o projeto proporciona a estudantes de escolas públicas aulas gratuitas de canto coral, instrumentos musicais e oficinas de arte no horário do contraturno escolar. Além disso, a iniciativa disponibiliza uniforme, material escolar, lanche, passagem e atendimento médico, bem como organiza semanalmente reuniões para orientar os pais. Cerca de 80 alunos participam do programa.
Telefone: (55) 3412-3155

Projeto “Tambor Falante” – Viamão/RS 
Garrafas pet, tubos de PVC, chaves velhas e outros materiais são utilizados para a produção de instrumentos musicais. Essa é a ideia do projeto que ensina jovens de oito a 15 anos a criar seus próprios instrumentos e, posteriormente, realiza ensaios do grupo de percussão. As aulas acontecem aos sábados pela manhã.
Telefone: (51) 9981-4242 e (51) 3212-5218
Site: www.tamborfalante.com.br

Projeto “Sol Maior” – Porto Alegre/RS 
Transformar a realidade de crianças e adolescentes por meio do ensino do canto, da dança e de instrumentos musicais é a proposta da iniciativa criada em 2007. Com sede no Multipalco do Theatro São Pedro e na Comunidade Humaitá, o projeto já beneficiou mais de 500 jovens e, atualmente, conta com 350 estudantes.
Telefone: (51) 3024-6715
E-mail: contato@solmaior.org.br

Projeto “Musicalizando com Sucata” – Blumenau/SC 
Visando à inclusão social de jovens da região e à disseminação da prática da sustentabilidade, a iniciativa promove, desde 1995, aulas gratuitas de confecção de instrumentos e de musicalização.
Telefone: (47) 3327-0300
E-mail: musicalizandocomsucata@hotmail.com

Projeto “Música Para Todos” – Jaguará do Sul/SC 
Crianças, adolescentes e adultos do município podem participar do projeto, que tem como intuito propiciar a integração social dos seus estudantes através da educação musical. São oferecidas aulas gratuitas de flauta, saxofone, harpa, violoncelo, entre outros instrumentos. As inscrições acontecem no início de cada ano letivo.
Telefone: (47) 3275-2477

Projeto “Criança Feliz” – Londrina/PR 
Criado em 2007, o projeto tem como objetivo inserir a música na vida de jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade social. São requisitos para participar do programa ter entre 10 e 16 anos de idade e residir nos bairros Marabá, Santa Fé ou Monte Cristo.
Telefone: (43) 9981-8011 e (43) 8402-2506
E-mail: coopanderson@gmail.com

Projeto “Bate Lata” – Mirim Doce/SC Unir o ensino da música a lições sobre meio ambiente e sustentabilidade. Essa é a proposta da iniciativa, que hoje beneficia cerca de 70 crianças e adolescentes da região. Os instrumentos, confeccionados pelos próprios estudantes, são constituídos por latas recicláveis. Os encontros acontecem duas vezes por semana. Telefone: (47) 3565-0165

Projeto “Música e Vida” – Apucarana/PR
Com o intuito de desenvolver habilidades e elevar a autoestima de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto oferece aulas de canto e coral em quatro localidades do município de Apucarana. Atualmente, a iniciativa contempla mais de 100 alunos, que são amparados por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Jovens com idade entre oito e 14 anos podem participar do projeto
Telefone: (43) 3423-5644 e (43) 3033-6732

Projeto “Garoto Cidadão” – Araucária/PR
Transformar a vida de jovens em estado de vulnerabilidade social por meio da arte é a meta do projeto. Para isso, são oferecidas aulas gratuitas de música, dança e teatro três vezes por semana, sempre no contraturno escolar. Os alunos ainda recebem lanches, transporte e uniformes.
Telefone: (41) 3901-5317 e (41) 3905-6054

Projeto “Orquestra para Todos” – Pinhais/PR
Voltado para crianças e adolescentes de baixa renda, a iniciativa visa a oportunizar o contato com a música erudita através da formação de conjuntos musicais. Aulas de violino, viola e violoncelo são oferecidas a jovens entre 12 e 18 anos todos os sábados, das 13h às 17h. Os alunos regularmente inscritos recebem instrumentos musicais.
Telefone: (41) 3912-5746

Projeto “Espaço, Vida & Música” – Curitiba/PR
Com a finalidade de incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças e adolescentes, a iniciativa promove o ensino musical gratuito em diversos núcleos da cidade. O projeto, que hoje atende 350 estudantes, conta com uma equipe de professores e pedagogos.
E-mail: contato@espacovidaemusica.com.br

Projeto “Espaço Musical Gato na Tuba” – Piraquara/PR
Em atividade desde 2008, o projeto busca criar novas oportunidades para crianças e adolescentes do bairro Guarituba que se encontram em situação de risco social. Oficinas de canto coral, linguagem musical e instrumentos de corda são ministradas para jovens de quatro a 18 anos.
Telefone: (41) 3669-3627

Curso de Música Clássica – Pato Branco/PR
Alunos de Pato Branco matriculados no ensino fundamental ou médio têm acesso a aulas gratuitas de violoncelo. Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras, com turmas pela manhã e tarde, e o programa fornece lanches, transporte e instrumentos para os participantes.
Telefone: (46) 3225-5544

Projeto “Semeando Arte e Inclusão Social” – Videira/SC
Com o objetivo de desenvolver habilidades e elevar a sensibilidade e a autoestima de crianças e adolescentes do município, a iniciativa promove o ensino musical gratuito para mais de 800 estudantes. São oferecidos cursos de diversos instrumentos musicais e os integrantes podem se apresentar periodicamente com a “Banda Jovem Sol-Lá-Si” e a “Orquestra de Violões e Acordes Sonoros”.
Telefone: (49) 3566-4855

Projeto “Música, Ritmo e Som” – Cianorte/PR
Aulas de violão, guitarra, violino, percussão e flauta doce são oferecidas gratuitamente a jovens com idade entre 12 e 15 anos. Para participar, é necessário estar matriculado em uma escola da rede pública de ensino. As inscrições para o programa podem ser realizadas na Biblioteca Municipal.
Telefone: (44) 3619-6200

Outras regiões do Brasil:

Projeto “Orquestra em Ação” – Ji-Paraná/RO
Criado por moradores da comunidade de Ji-Paraná em 2003, o projeto busca a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio de atividades relacionadas à música. A iniciativa, que já desenvolveu uma orquestra e um coral, visa também a estimular o bom desempenho escolar dos alunos.
Telefone: (69) 9258-3554
E-mail: contato@orquestraemacao.com.br

Projeto “Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque” – Recife/PE
Aulas de sopro, percussão e instrumentos de corda são oferecidas a 170 jovens, de quatro a vinte e um anos, moradores da Comunidade do Coque, em Recife. O programa propicia a inclusão social e profissional através da música erudita.
Telefone: (81) 9229-9845

Projeto “Música para todos” – Uberaba/MG 
Além de disponibilizar curso gratuito de educação musical a crianças e adolescentes da comunidade de Uberaba, o projeto do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira oferece instrumentos e materiais didáticos aos estudantes.
Telefone: (34) 2103-0700

Projeto “Ação Social pela Música” – RJ
O projeto do Centro Cultural Pró-Música oferece aulas gratuitas de música a crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente, 280 jovens são contemplados pelo programa.
E-mail: promus@terra.com.br

Projeto de Educação Musical do Santuário – Aparecida/PB
Promover cultura e educação por meio do ensino musical gratuito. Esta é a proposta do projeto, que desde 2003 forma jovens músicos em canto coral e no aprendizado dos instrumentos que compõem uma grande orquestra. São atendidos pelo programa alunos a partir dos sete anos de idade.
E-mail: academia@santuarionacional.com
Telefone: (12) 3104-1549

Projeto “Favela Brass” – Rio de Janeiro/RJ
De uma mistura de jazz com música brasileira surgiu o projeto “Favela Brass”, que promove o ensino da música para crianças e adolescentes da comunidade do Pereirão, no Rio de Janeiro. Três vezes por semana, os jovens aprendem a tocar instrumentos musicais com professores de diversas regiões do mundo. As aulas são gratuitas e os alunos podem levar os instrumentos para casa a fim de praticar em seu tempo livre.
Telefone: (21) 99109-4882
E-mail: tom@favelabrass.org

Projeto “Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora” – Pirapora/MG
O projeto destina-se a oferecer atividades musicais, culturais e artísticas aos habitantes de Pirapora, em Minas Gerais. A divulgação dos trabalhos é realizada a fim de promover a inclusão profissional dos estudantes.
Telefone: (38) 3741-2717

Projeto “Tocando Certo” – Bairro Santo Antônio – Recife/PE
Focado em crianças e adolescentes do bairro Santo Antônio, de Recife, o projeto propicia aos estudantes aulas de iniciação musical, assim como oficinas de percussão e canto.
Telefone: (75) 3621-2694
E-mail: contato@comvida-ba.org.br

Projetos de inclusão musical da Associação Educacional e Cultural Essência – Estado do Amapá
Mudar a realidades de jovens em situação de vulnerabilidade através do ensino da música é a meta que engloba os projetos “Orquestra vai à Ponte” e “Orquestra Quilombola”. Para os estudantes que não possuem condições de comprar o próprio instrumento, o programa promove campanhas para arrecadação de instrumentos musicais. Atualmente, cerca de mil crianças aguardam doações.
Telefones: (96) 99112-9005 e (96) 99112-9005
E-mail: educar.essencia@gmail.com

Projeto “Cordas do Rio Sena” – Salvador/BA
Desde 2013, o projeto, que promove o ensino do violão, já recebeu mais de 130 crianças e adolescentes da periferia de Salvador. As aulas ocorrem três vezes por semana, com três turmas por dia.
Telefone: (71) 3115-9244

Projeto de extensão “Música para Todos” – São Luís/MA
Disponibilizar formação musical gratuita para comunidades carentes e a sociedade em geral é o propósito do projeto de extensão da UFMA. O programa conta com cursos de musicalização (voltado para crianças com idade entre um e 11 anos), flauta doce e canto coral. Todas as atividades ocorrem no Centro de Ciências Sociais da UFMA.
Telefone: (98) 3272-8337

Projeto “Aprendendo Música” – Timon/MA
Cursos de iniciação musical, violão popular, teclado e flauta doce são proporcionados gratuitamente a jovens e adultos residentes da região Grande Parque Alvorada, em Timon. No momento, a iniciativa atende mais de 600 alunos.
Telefone: (98) 3218-9910

Projeto “Flauta Mágica” – Cuiabá/MT
Desenvolvido há 17 anos, o programa amparado pela UNESCO oferece hoje aulas de coral, instrumentos musicais e dança a cerca de 800 crianças e adolescentes da capital mato-grossense. Parte dos professores que participam do projeto são ex-alunos.
Site: www.flautamagica.org.br

Projeto “Música é Vida” – Maricá/RJ
Promove aulas de violão, cavaquinho e instrumentos de percussão a jovens dos bairros de Guaratiba e Jacaroá. Os participantes recebem aulas de teoria musical, conhecimentos de leitura e escrita de partituras, bem como noções básicas sobre o manuseio de instrumentos musicais.
Telefone: (21) 99714-0041
E-mail: ruancavaco@gmail.com

Projeto da Casa Talento – Natal/RN
Cerca de 200 crianças e adolescentes da rede pública de ensino participam atualmente do projeto, que propicia o aprendizado de instrumentos populares e eruditos. Entre os onze cursos oferecidos gratuitamente, estão os de violino, guitarra, bateria, flauta doce e musicalização infantil.
Telefones: (84) 3201-1363 | (84) 8809-9498
E-mail: contato@casatalento.com.br

Projeto Pró-Música – Juvenópolis/AL
Visando a contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, o projeto oferece aulas de teoria musical, canto coral, flauta doce, violoncelo e piano. Além disso, os jovens têm acesso a eventos culturais, como concertos em igrejas, peças de teatro e apresentações de coros.
E-mail: maxpromusica@hotmail.com e  elvira.rebelo@hotmail.com

Projeto “Batucando latas com cultura e cidadania” – Milagres/CE
Desenvolvida pela Sociedade de Assistência à Criança (SOAF), a iniciativa proporciona aulas de música, dança e capoeira a jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Para participar, é necessário possuir entre 7 e 18 anos de idade e estar matriculado em uma escola.
Telefones: (88) 3553-1130 e (88) 9939-3995
E-mail: soaf@infotechnet.com.br

Projeto do Colégio Santa Catarina – Juiz de Fora/ MG
A iniciativa promove aulas gratuitas de música para jovens de nove a 13 anos residentes do bairro Jardim Casabancla, em Juiz de Fora. Atualmente, o projeto tem capacidade para atender 30 alunos. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Obra Social Santa Catarina.
Telefone (32) 3214-3841

Projeto da Escola de Música Harpa de Davi – Boa Vista/RR
Aulas de teoria musical e de diversos instrumentos de sopro, percussão e corda são oferecidas aos moradores do bairro 13 de setembro, em Boa Vista. Atualmente, o projeto atende 40 alunos e os encontros ocorrem de segundas a quintas-feiras, das 18 às 20 horas.
Telefone: (95) 99121-7296 e (95) 98112-4482
E-mail: jovancris@hotmail.com

Projeto “Orquestra Escola” – Teresina/PI 
Voltado para crianças e adolescentes entre nove e 17 anos, o projeto visa à inclusão social e ao estímulo de talentos por meio do ensino da música. A iniciativa, criada em 2004, hoje atende mais de 120 alunos. Os jovens que se destacam podem realizar estágio remunerado na Orquestra Sinfônica de Teresina.
Telefone: (86) 3215-7848

Projeto “Escola Orquestra Inclusiva de Música” – Campinas/SP 
Em atividade desde 2007, a iniciativa tem como objetivo gerar novas oportunidades para crianças do Parque Oziel e do Monte Cristo, em Campinas. Além das aulas de música, os estudantes aprendem a confeccionar instrumentos feitos a partir de materiais recicláveis, como latas e garrafas de refrigerante e papéis.
Telefone: (19) 3269-1628
Projeto “Contraponto” – Pindamoiangaba/SP
A iniciativa propicia aulas de música gratuitas para jovens de baixa renda moradores de Pindamoiangaba. Cursos de canto coral, teoria musical e instrumentos musicais de cordas, sopro e percussão estão no programa, que atualmente atende 160 estudantes.
Telefone: (12) 3637-5416

Projeto “Quebales” – Salvador/BA 
Entre as aulas oferecidas pelo projeto, estão as de percussão, canto, violão e confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. O objetivo é incentivar os processos de criação coletiva e ampliar os horizontes de crianças e jovens residentes do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador.
Telefone: (71) 9916-4380
E-mail: contatoquebales@gmail.com

Projeto “Harmonia” – Contagem/MG 
Parceria entre a ONG “Orquestra Jovem de Contagem” e a prefeitura da cidade, o projeto atende crianças da rede municipal de ensino, com três horas de aula por semana. A iniciativa, que beneficia 1.200 estudantes, oferece aulas de flauta doce, canto coral e apreciação musical. Os alunos que possuem aptidão são convidados a participar da Orquestra Jovem.
Telefone: (31) 3398-6457

Projeto “Maracanã Musical” – Uberaba/MG 
Promover a inclusão social por meio de vivências musicais é a meta do projeto, que hoje se divide entre o Coral Infantil e a Orquestra de Cordas. Para participar, é necessário ter entre oito e 16 anos.
Site: http://maracanamusical.blogspot.com.br/

Projeto “Um Toque de Vida” – Aracati e Maranguape/Ceará
Promover a socialização através da música, transformando a realidade de jovens de baixa renda, é a meta da iniciativa, que proporciona aulas gratuitas de percussão, teclado, flauta e violão. Todos os alunos recebem instrumentos cedidos pelo projeto.
Telefone: (85) 8787-8742 e (85) 9991-2626
E-mail: joanicesampaio@gmail.com

Você conhece algum projeto de inclusão musical que não está relacionado aqui? Mande as informações para o nosso e-mail (ladoinverso@ladoinverso.com.br) para que possamos divulgá-lo.